Peruíbe inaugura Hospital Municipal
Hospital Municipal Doutor Dalmar Americano da Costa
Por Crys Maestri | TV Mais Litoral — 18/06/2026
Peruíbe inaugurou na tarde desta quinta-feira (18) o Hospital Municipal Doutor Dalmar Americano da Costa, na Rua Luiz de Paula, 300, no Park D'Aville, em cerimônia que reuniu autoridades estaduais e municipais. A unidade passa a oferecer atendimento de saúde também a moradores de cidades vizinhas, ampliando a rede de assistência do litoral sul.
Segundo informações da Prefeitura de Peruíbe, o hospital inicia operação com mais de 70 leitos e 17 especialidades médicas, com centro cirúrgico estruturado para realizar até 200 cirurgias por mês. A unidade conta ainda com UTI Pediátrica, projetada para se tornar referência regional no atendimento infantil de alta complexidade.
A área reservada para a solenidade contava com um palco montado para receber as autoridades. À frente, fileiras de cadeiras protegidas por uma estrutura de ferro aguardavam os moradores, enquanto guardas civis e militares se posicionavam para manter a ordem do local.
O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) subiu ao palco para a solenidade de entrega da unidade ao som de "Estrada da Vida", composta por José Rico e lançada em 1977 — décadas antes do início das tratativas pela construção do hospital. A canção foi executada ao vivo pela Banda Municipal.
A inauguração contou também com a presença do prefeito de Peruíbe, Felipe Bernardo; do presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), André do Prado; dos deputados estaduais Solange Freitas, Paulo Correa e Telhada; e dos deputados federais Da Cunha, Celso Russomano, Rosana do Valle e Paulo Alexandre Barbosa. O evento reuniu grande presença de moradores e autoridades, embora Polícia Militar e Prefeitura não tenham divulgado número oficial consolidado de público.
Segundo a Prefeitura, a nova unidade deve gerar 500 empregos diretos na cidade, somando-se ao impacto direto na ampliação do acesso à saúde pública na região.
O funcionamento começa nesta primeira fase, com novos serviços e especialidades sendo implantados gradativamente nos próximos meses até a unidade atingir capacidade total de atendimento, segundo a Prefeitura.
Comentários (0)