cover
Tocando Agora:

Peruíbe inaugura Hospital Municipal

Hospital Municipal Doutor Dalmar Americano da Costa

Peruíbe inaugura Hospital Municipal
Peruíbe inaugura Hospital Municipal (Foto: Reprodução)

Por Crys Maestri | TV Mais Litoral — 18/06/2026


Peruíbe inaugurou na tarde desta quinta-feira (18) o Hospital Municipal Doutor Dalmar Americano da Costa, na Rua Luiz de Paula, 300, no Park D'Aville, em cerimônia que reuniu autoridades estaduais e municipais. A unidade passa a oferecer atendimento de saúde também a moradores de cidades vizinhas, ampliando a rede de assistência do litoral sul.


Segundo informações da Prefeitura de Peruíbe, o hospital inicia operação com mais de 70 leitos e 17 especialidades médicas, com centro cirúrgico estruturado para realizar até 200 cirurgias por mês. A unidade conta ainda com UTI Pediátrica, projetada para se tornar referência regional no atendimento infantil de alta complexidade.


A área reservada para a solenidade contava com um palco montado para receber as autoridades. À frente, fileiras de cadeiras protegidas por uma estrutura de ferro aguardavam os moradores, enquanto guardas civis e militares se posicionavam para manter a ordem do local.


O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) subiu ao palco para a solenidade de entrega da unidade ao som de "Estrada da Vida", composta por José Rico e lançada em 1977 — décadas antes do início das tratativas pela construção do hospital. A canção foi executada ao vivo pela Banda Municipal.


A inauguração contou também com a presença do prefeito de Peruíbe, Felipe Bernardo; do presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), André do Prado; dos deputados estaduais Solange Freitas, Paulo Correa e Telhada; e dos deputados federais Da Cunha, Celso Russomano, Rosana do Valle e Paulo Alexandre Barbosa. O evento reuniu grande presença de moradores e autoridades, embora Polícia Militar e Prefeitura não tenham divulgado número oficial consolidado de público.


Segundo a Prefeitura, a nova unidade deve gerar 500 empregos diretos na cidade, somando-se ao impacto direto na ampliação do acesso à saúde pública na região.


O funcionamento começa nesta primeira fase, com novos serviços e especialidades sendo implantados gradativamente nos próximos meses até a unidade atingir capacidade total de atendimento, segundo a Prefeitura.

Comentários (0)